Como evitar o estoque negativo em sua clínica veterinária e pet shop

por Raíssa Guimarães | 5 de abril de 2021

Compartilhe

O estoque negativo é o resultado de um conjunto de falhas que podem ocorrer na gestão do estoque. Um exemplo é o registro incorreto da entrada e saída de um ou mais produtos. 

Ele é um grande problema que pode, além de gerar prejuízos financeiros, prejudicar a imagem e reputação do seu empreendimento. 

Se você quer saber mais sobre como evitar o estoque negativo na sua clínica veterinária e pet shop, continue com a gente neste artigo. 

Por que evitar?

Como dissemos anteriormente, o estoque negativo é um grande problema para sua clínica ou pet shop. Isso porque quase nenhum empreendimento consegue sobreviver sem clientes, certo? 

Pensando nisso, um dos maiores problemas que o estoque negativo pode causar é a insatisfação dos clientes que, se repetido com frequência, pode gerar uma grande bola de neve. 

Por exemplo, se você vende um produto e não tem como entregá-lo, isso gera o cancelamento da compra e, por consequência, a insatisfação do cliente que não pôde receber o que desejava. 

Outro problema é o impacto em seu faturamento. A necessidade de cancelar notas fiscais pode gerar implicações fiscais e diversos transtornos que não são simples de serem resolvidos. 

Como evitar o estoque negativo?

Para evitar o estoque negativo, são necessárias algumas mudanças da sua gestão, e da organização e treinamento dos seus colaboradores. Conheça as principais: 

  • Gerenciamento de estoque eficiente 

O gerenciamento do estoque precisa ser feito de maneira sistemática e constante. É necessário que ele seja o mais exato possível. 

E para isso acontecer, todas as entradas e saídas de estoque precisam ser registradas com a quantidade de produtos e data correta. 

Recorra à tecnologia de softwares para aumentar a precisão dos dados e informações, facilitando o controle de estoque. Existem diversos softwares que podem auxiliá-lo não apenas na gestão de estoque, mas na gestão completa da clínica ou pet shop. 

  • Emissão das notas fiscais

A emissão das notas é muito importante para o controle de fluxo de estoque. Por isso, é extremamente importante que sua emissão seja feita de forma correta. 

Para evitar erros, faça o procedimento com bastante atenção e preencha as informações sem erros. Caso você esteja muito ocupado com as demais tarefas do dia a dia, designe essa função a outra pessoa, para que seja feita de forma eficiente. 

  • Acompanhamento e treinamento da equipe 

Procure padronizar os procedimentos, e mantenha as informações acessíveis e atualizadas. Lembre-se de acompanhar constantemente seus colaboradores e fazer os ajustes necessários. 

Acompanhar o estoque através de uma conferência periódica também é importante. Essa tarefa consiste em recontar tudo o que tem no estoque de tempo em tempo, atualizando possíveis divergências no sistema. 

Por fim, uma dica extra: conte com distribuidores de confiança e compromisso para levar até você os produtos no tempo que você precisa. Conte com a Central Veterinária

Fontes: Vetus; Bens Vet.

POSTS RELACIONADOS

Boas práticas durante o processo de desmame dos bezerros

por Raíssa Guimarães | 15 de fevereiro de 2021

Um processo muito delicado na pecuária é o desmame Pois, caso não seja feito de maneira estratégica, pode causar prejuízos na produção

LEIA MAIS

Serviços de assinaturas para pet shop: ofereça esse diferencial aos seus clientes

por Raíssa Guimarães | 1 de fevereiro de 2021

Com certeza você já deve ter se deparado com alguma oferta de serviço por assinatura na internet, ou até mesmo utilizado alguma 

LEIA MAIS

O que é preciso para oferecer atendimento 24h na minha clínica veterinária?

por Raíssa Guimarães | 4 de janeiro de 2021

A cada ano o número de clínicas veterinárias aumenta, e com elas os vários tipos de serviços oferecidos No entanto, quando se

LEIA MAIS

Quanto o brasileiro gasta em média ao ano com seus pets?

por Raíssa Guimarães | 26 de outubro de 2020

Cada vez mais os brasileiros consideram os pets como membros da família e, por conta disso, a forma como cuidam dos bichinhos

LEIA MAIS

© Central Veterinária . Todos os direitos reservados.