FDN efetiva X FDN fisicamente efetiva: qual a diferença entre as dietas de ruminantes?

por Raíssa Guimarães | 3 de maio de 2021

Compartilhe

Quando falamos sobre dietas de bovinos, é de grande importância que estas atendam às necessidades nutricionais dos animais, oferecendo o substrato primordial para os microorganismos presentes na ruminação. E, entre os principais componentes da dieta, é preciso estar sempre atento ao teor das fibras, pois são elas que auxiliam na manutenção das funções ruminais.

Se a quantidade de fibras oferecidas é inferior à necessária, o animal pode começar a apresentar problemas na ruminação, influenciando diretamente na mastigação e secreção de saliva. Ao alterar o pH da saliva, os bovinos podem desenvolver distúrbios metabólicos, como acidose, laminite e tampinismo. Além disso, a alteração poderá causar uma baixa na produção de ácidos graxos voláteis do rúmen, interferindo na síntese de gordura do leite.

Por isso, o balanceamento eficaz das rações é fundamental para manter a saúde do animal em dia. Como são animais ruminantes, os bovinos se alimentam principalmente de carboidratos que constituem os vegetais, pois funcionam como uma excelente fonte de energia para os microorganismos presentes no processo de ruminação.

Estes carboidratos recebem o nome de Fibra em Detergente Neutro (FDN), que consistem em celulose e hemicelulose, encontrados nas paredes das células vegetais. A fim de fornecer dietas com a quantidade desejável de FDN, foram criados dois termos que buscam analisar a porção que efetivamente atua no estímulo da ruminação: Fibra de Detergente Neutro Efetiva (FDNe) e Fibra de Detergente Neutro Fisicamente Efetiva (FDPpe).

A FDN efetiva está relacionada com a capacidade do alimento oferecido aos bovinos em manter o percentual necessário de gordura do leite. Assim, é utilizado o FDNe para predizer qual será o pH ruminal, calcular a produção de rúmen e a eficiência dos microorganismos. Podemos afirmar que a função da FDNe é levar em consideração todos os fatores químicos e físicos que possam alterar ou que ofereçam condições favoráveis no aumento da gordura do leite.

Por outro lado, a FDN fisicamente efetiva está associada com as características físicas do alimento oferecido na dieta, principalmente no que diz respeito ao tamanho da partícula responsável pelo estímulo da mastigação. O ato de mastigar é de extrema importância no processo de nutrição dos bovinos, pois tem relação direta com a limitação física do consumo fornecido ao animal, e a análise da fermentação no rúmen, através da salivação.

Ao compreender a relevância das fibras para a dieta de bovinos, conclui-se que estas são essenciais no manejo nutricional dos ruminantes, não podendo de maneira alguma serem ignoradas. Dessa forma, você mantém um metabolismo energético eficiente para a saúde dos animais, e evita que haja uma queda no percentual de gordura do leite. 

Para garantir o bem estar e a saúde do seu gado, conte com os produtos da Central Veterinária! Possuímos um catálogo com mais de 3 mil produtos e os melhores preços do mercado, além de entrega rápida em todo o país. O seu animal merece o melhor. 

Fonte: Coimma; EducaPoint.

POSTS RELACIONADOS

© Central Veterinária . Todos os direitos reservados.