Manejo alimentar dos bovinos de leite: as estratégias do mercado para se manter em alta

por Raíssa Guimarães | 12 de agosto de 2021

Compartilhe

O Brasil possui uma área territorial extensa, com largas faixas de terra que beneficiam o desenvolvimento da agropecuária brasileira, principalmente no que diz respeito à nutrição do gado em campo aberto. Em paralelo, a produtividade dos bovinos de leite tem no manejo alimentar seu maior fator de sucesso, e a eficiência do gado depende, sobretudo, de uma boa nutrição.

Todavia, a demanda alimentar mundial vem crescendo gradualmente, e a necessidade de haver uma conscientização sobre as problemáticas causadas pelo setor no meio ambiente se torna cada vez mais urgente. Deste modo, quais são as melhores práticas atuais investidas na nutrição dos bovinos de leite

Em uma fazenda, os custos com a oferta de uma alimentação adequada para o gado podem significar quase 70% do investimento na cadeia produtiva. No que diz respeito aos gastos com o gado de leite, apenas um quarto da eficiência na produtividade depende das características genéticas dos animais, enquanto o restante se deve a fatores externos. Isso indica que o manejo alimentar, aliado ao bem-estar animal, é um dos principais coeficientes da produtividade e lucratividade da área.

Fonte: Freepik / via Pinterest

Fatores que estimulam a produtividade do gado

Composição genética

A seleção dos melhores animais para reprodução e melhor adaptação data de muito tempo atrás, desde que a prática de domesticação dos animais se tornou comum entre as civilizações. O cruzamento entre as melhores linhagens visa originar gerações de bovinos cada vez mais hábeis, com elevado potencial de absorção dos nutrientes e de produzir mais leite em um menor período de tempo.

Entretanto, possuir vacas de raças consideradas melhores não é garantia de uma produção de sucesso. Para que sua produtividade seja tão competente quanto sua genética, o manejo nutricional do rebanho tem que ser de alta qualidade, com uma dieta voltada para os cuidados com o bem-estar e produção animal.

Bem-estar animal 

Como já dito no tópico acima, animais que recebem um tratamento adequado - com manejo nutricional, índices de sanidade elevados, higienizados e respeitados pelos tratadores -, tendem a responder de maneira mais acertada, em forma de uma produção de leite elevada e de alta qualidade.

Sazonalidade

A época de seca já é esperada, anualmente, por boa parte dos produtores das regiões centrais do Brasil, pois ela pode prejudicar a qualidade de produção do rebanho. Para evitar grandes problemas com a produtividade, é importante que exista um plano de manejo nutricional constante para todo o ano, oferecendo suplementação alimentar para o gado.

Como escolher a melhor dieta?

Sabemos que apenas 25% da produtividade de um bovino é influenciada pela composição genética deles. Por isso, a escolha da melhor dieta que se adeque ao gado é essencial para garantir o sucesso na produtividade do leite. Como cada rebanho possui suas próprias especificidades, e cada fazenda possui metas distintas, é impossível que seja aplicada uma dieta padrão para todos. 

Mas, em resumo, a nutrição do gado deve se manter balanceada entre os seguintes pontos: 

  1. Alimentos volumosos, que são ricos em fibras e relevantes no processo de ruminação.
  2. Sal mineral, responsável pelo fornecimento de micro e macrominerais, que garantem o melhor funcionamento do metabolismo do gado.
  3. Alimentação concentrada, que fornece a proteína e energia necessárias para atender a suficiência da produção.

Práticas aplicáveis na nutrição de bovinos de leite

Manejo das pastagens

Priorize aplicar na sua fazenda as espécies de forragens que se adaptem melhor à sua região e, assim, faça o manejo das pastagens. A prática do pastejo rotacionado consiste em limitar o acesso do rebanho a determinadas partes da fazenda, que tenham maior qualidade de pasto, garantindo o desenvolvimento da produção.

Suplementação alimentar

Oferecer uma nutrição concentrada ao gado de leite é garantir que as necessidades dos bovinos sejam assistidas e, por consequência, que a produção fique estável ou alta. Para isso, é preciso estabelecer metas de produtividade, a partir do acompanhamento constante de profissionais especializados em nutrição animal.

Hidratação

Sabia que mais de 80% do leite é composto por água? Assim, é importante que a água fornecida aos bovinos seja totalmente limpa, fresca, e sempre oferecida em abundância. Para produzir apenas 1 litro de leite, as vacas precisam se hidratar com aproximadamente 4 litros de água, e o líquido é essencial para manter a produção eficiente e um pleno funcionamento de todos os sistemas do corpo dos animais. Ah, e não se esqueça: quanto mais alta a temperatura do dia, mais água deverá ser ofertada ao rebanho!

Raças exemplares

Como dito anteriormente, a escolha de uma boa linhagem de bovinos auxilia bastante no manejo nutricional. Caso não possa adquirir uma raça já "melhorada", faça cruzamentos entre as fêmeas bovinas do seu rebanho, até chegar ao melhor nível de produção segundo as condições ambientais e climáticas da região.

-

É essencial que o produtor esteja por dentro de todas as informações e novidades sobre o mundo do agronegócio. Acompanhe as notícias em nosso blog e nas redes sociais!

Além disso, caso necessite, a Central Veterinária possui um atendimento especializado e catálogo completo de medicamentos veterinários para ajudar você e seu negócio.

-

Fonte: Nutrição e Saúde Animal, por Vaccinar.

POSTS RELACIONADOS

Importância da doação sanguínea de pets para a medicina veterinária

por Raíssa Guimarães | 26 de agosto de 2021

Assim como na medicina humana, a doação de sangue também tem um enorme valor para a saúde dos animais e pode, inclusive,

LEIA MAIS

Assistente virtual para Clínicas Veterinárias e Pet Shop: o que você ganha?

por admin | 12 de julho de 2021

Atualmente, oferecer um bom atendimento em clínicas veterinárias e pet shops vai muito além de apenas atender o animal à sua frente

LEIA MAIS

A necessidade do Marketing Veterinário para sua clínica ou pet shop

por Raíssa Guimarães | 21 de junho de 2021

Para que seu negócio tenha sucesso, é importante que seja levada em consideração a implementação de estratégias de gestão Atualmente, possuir uma

LEIA MAIS

Por que ter uma farmácia na fazenda?

por Raíssa Guimarães | 8 de junho de 2021

Montar uma farmácia na fazenda vai muito além de adquirir vários produtos e medicamentos Em primeiro lugar, é certo que o pecuarista

LEIA MAIS

© Central Veterinária . Todos os direitos reservados.